Tragédia em Lucumy:
Incendio mata idosa
acamada e reduz duas
casas a cinzas

26.06.2026 - Um
incêndio deflagrou na
tarde desta
quinta-feira, por volta
das 13h00, na localidade
de Lucumy, no centro da
cidade de São Tomé. O
fogo consumiu totalmente
duas residências e
vitimou mortalmente uma
idosa de 74 anos.
De acordo com
testemunhos recolhidos
no local, as primeiras
chamas surgiram na parte
traseira de uma
residência que alberga
uma loja à beira da
estrada. A proprietária
do estabelecimento
encontrava-se a atender
um cliente quando foi
alertada por gritos de
vizinhos. Ao perceber o
incêndio, já era tarde
para conter as chamas.
Os Serviços de Bombeiros
foram acionados de
imediato. No entanto,
quando a equipa chegou
ao local, as duas casas
já se encontravam
parcialmente destruídas
pelo fogo. Apesar do
esforço dos bombeiros,
apoiados por jovens do
bairro com baldes de
água, não foi possível
salvar a vítima.

A idosa, que se
encontrava acamada
devido a um AVC, ficou
presa no interior da
residência e morreu
carbonizada. A vítima
era mãe da proprietária
da loja. Na casa viviam,
no total, mãe, filhos,
netos e a avó agora
falecida.
“Não sei qual foi a
origem do incêndio. Só
ouvi os gritos e quando
dei por isso o fogo já
estava alastrado por
quase toda a casa”,
relatou Agostinho
Bonfim, um dos cidadãos
que testemunhou a
ocorrência. Segundo ele,
ligou de imediato para
os bombeiros, que
chegaram minutos depois
e evitaram que o fogo
atingisse outras
habitações vizinhas.
O corpo da malograda foi
retirado sem vida pelos
agentes dos bombeiros e
transportado para o
Hospital Central Ayres
de Menezes, para exames
de confirmação.
Por: Adilson Castro
📲
Partilhar no WhatsApp
